Palestra busca conscientizar o manejo correto de utensílios além de boas práticas

Nessa última terça-feira, dia 22 de maio, a Secretaria de Saúde Municipal em ação de parceria com o Centro de Referência e assistência Social de Santópolis do Aguapeí (CRAS) uma palestra com o temas "DST's fique atento, você pode ter e não saber".

A palestra foi aplicada aos alunos do curso de Manicure oferecido pelo CRAS, e teve foco na orientação sobre a importância dos cuidados na prática da profissão.

Os Agentes de Saúde da cidade, junto ao Coordenado de Vetores, Edy Borges explicaram aos presentes a forma na qual estes devem tomar certos cuidados, como cuidados com materiais de trabalho e pessoais, como alicates, esmaltes, lixas de unha, espátulas e outros; além de observações quanto aos enormes riscos encontrados atualmente para a contração de doenças trasmissíveis como HIV, sífilis, hepatites B e C por exemplo, nos salões de manicures devido o compartilhamento de materiais, podendo estes estarem contaminados.

Os alunos tiveram explicações sobre as doenças, formas adequadas de esterilização dos materiais de trabalho.

Nos últimos cinco anos as DSTs tem ganhado campo no país, e tem ligado o alerta nas autoridades de saúde do país, diante disso a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado formas de orientar os jovens e grupos potenciais para a prevenção dessas doenças.